PIX – Sistema de pagamentos e transferências do Banco Central entra em funcionamento

No último dia 16, começou a funcionar o novo sistema de pagamentos e transferências do brasil, o PIX. Tecnologia desenvolvida pelo Banco Central.

O sistema vai funcionar 24 horas por dia, e promete à empresas, e pessoas físicas a possibilidade de realizar pagamentos e transações à qualquer horário.

Segundo o Banco Central, não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via PIX. As instituições que ofertam o PIX podem estabelecer limites máximos de valor para reduzir de riscos de fraude, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Para fazer transferência ou pagamento, basta ter a chave de quem vai receber o dinheiro, em vez de informações sobre agência, conta e dados pessoais do recebedor.

O PIX deve ser gratuito para pessoas físicas nas operações de transferência e de compra. As exceções serão o recebimento de vendas de produtos e de serviços, que poderão ser tarifadas pelas instituições financeiras.

Para se ter uma ideia de como o PIX pode mudar nossa economia, à título de exemplo, atualmente, quando uma empresa faz uma venda e o cliente opta por pagar com cartão, o vendedor tem um percentual descontado do valor total da venda, referente às taxas da bandeira, de intercambio (banco) e do fabricante da maquinha do cartão.

Com o PIX, a transação é feita diretamente entre comprador e vendedor e, sem os intermediários responsáveis pela cobrança das taxas, por mais que a ferramenta não seja gratuita, o desconto do valor recebido pelo vendedor é menor do que quando a venda é paga pelo cliente com cartão.

O PIX tem muito mais a fortalecer o nosso sistema financeiro, sendo uma tecnologia que pode possibilitar um sistema de pagamentos mais eficiente e mais barato.

E você ai, já cadastrou sua chave? Utilizou o Pix?

#PIX #noticiais #direito #jcw #jcwadvogados #jcwadv #bancocentral #informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *